EN DE ES FR LT PL PT RO SE

Aprendizagem Integrada de Conteúdo e Língua

A Aprendizagem Integrada de Conteúdo e Língua baseia-se num contexto educacional dualista em que uma íingua nova é, por um lado, utilizada para ensinar uma nova matéria e, por outro, ensinar uma nova língua introduzindo um novo tópico (ou matéria).

A teoria subjacente é de que a aprendizagem de uma língua se torna mais atractiva e prometedora se a ênfase for dada a tópicos interessantes em vez de ser dada à própria língua. Deste modo, a língua estrangeira é utilizada como um meio para atingir um fim que serve para mostrar conteúdo relevante.

As activitidades propostas para unidades de conteúdo específico apresentam características importantes. Uma das preocupações fundamentais da aprendizagem em contextos específicos é de que o aprendente desempenhe um papel activo no processo de aprendizagem imaginando coisas para si próprio/a e integrando-as em “possibilidades de aprendizagem” inovativas, e, deste modo, não reagir apenas às instrucções dos professores, como se faz habitualmente. O aprendente não tem um papel passivo, em que apenas as coisas acontecem à sua volta, ele é a razão para acontecerem coisas. O processo de aprendizagem é assumido como o resultado da interacção dos aprendentes com o meio-ambiente.

Aprendizagem Autónoma

Uma grande vantagem da aprendizagem autónoma (ou auto-monitorizada) é de que o aprendente pode decidir onde, quando e como gostaria de aprender. A aprendizagem autónoma permite uma abordagem bem conseguida à íingua. Pode, por exemplo, escolher o material no qual está mesmo interessado.

O aprendente responsabiliza-se pelo seu próprio progresso e por tudo o que conseguiu atingir na aprendizagem da língua.  

O aprendente trabalha a competência da língua que a vida profissional exige dele/dela. Acrescente-se que o aprendente pode, gradualmente, desenvolver uma maior confiança relativamente à eficácia do seu processo de aprendizagem.

A aprendizagem autónoma permite uma utilização eficaz do tempo disponível, sem os constrangimentos de uma sala de aula, e proporciona a oportunidade de cooperar com amigos, família e empregados no local de trabalho de um modo construtivo.

O conceito de uma aprendizagem autónoma pode também ser integrado em cursos de línguas em salas de aulas. O professor de línguas pode ser um moderador ou um suporte para que os alunos se tornem “aprendentes autónomos”.

Aprendizagem inter-geracional na família

No nosso projecto, a “aprendizagem inter-geracional na família” inclui o seguinte:

  • incentivar os membros da família a uma aprendizagem conjunta
  • os pais / o guardião e as crianças aprendem em conjunto


A “aprendizagem inter-geracional na família  pode:

  • incrementar a aprendizagem em crianças e adultos
  • permitir que os pais se apercebam do modo como os filhos aprendem
  • ajudar os pais a reforçar o apoio ao processo de aprendizagem dos filhos
  • melhorar a interacção na família
  • proporcionar aos pais a promoção e a renovação do próprio processo de aprendizagem e desenvolvimento
  • permitir outros processos de aprendizagem
::CONTACT        ::IMPRESSUM